quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ana, Mulher de Fidelidade

 



SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

''Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli. E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre. E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre. E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia. Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?''1 Samuel 1:1 ao 8


Naquele momento, Ana percebeu que não adiantava angustiar-se, nem muito menos demonstrar tamanha tristeza ao seu marido que não podia fazer nada para mudar aquela situação. Além do seu grande e aparentemente insolucionável problema, Ana ainda tinha que aturar as perseguições de Penina, também mulher de seu marido e mãe de seus filhos. Imagine, quando Ana tinha paz, dentro de sua própria casa? Nunca, pois nem pais de espírito ela tinha, Ana era mulher de tribulação. Todo ano ela oferecia ofertas ao Senhor, mas ela nunca havia se oferecido no altar. Até que Ana tomou uma atitude, a atitude que Deus precisava nela, para mudar sua vida.


''E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.'' 1 Samuel 1: 9 ao 18


Ana teve um bom começo, pois ela mudou o seu semblante que por anos de sua vida era de pura tristeza cujo depois de haver feito um voto com Deus, transformou a tristeza em certeza. Ela colocou perante a Deus o tudo dela, seu sonho, seu maior desejo, sua vontade, tudo ela entregou nas mãos do Senhor, sem falar nada com ninguém, nem ao menos pedir permissão ao seu marido, ela naquele momento não usava mais somente à fé, mas sim passou a viver pela sua fé! Por isso Deus se lembrou dela, pois o sacrifício no altar chama a atenção de Deus. Quem melhor do que Ele, para saber disso? Quem sacrificou seu único filho, Jesus Cristo!


''E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR. E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre. E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou. E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança. E degolaram um bezerro, e trouxeram o menino a Eli. E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao SENHOR foi pedido. E adorou ali ao SENHOR.'' 1 Samuel 1: 19 ao 28


Ana já não era mais mulher de tribulação, porque o Senhor dos Exércitos, supriu sua necessidade, e agora era ela mulher de fidelidade! Passou por cima do sentimento mais forte do mundo, o amor de mãe e cumpriu seu voto ao Senhor.


Esta mulher moveu o coração de Deus, através de uma atitude, pois a fé dela foi maior do que tudo, inclusive do amor de Mãe, pois uma vez entregue Samuel ao Senhor, não o pertencia mais a ela. Quem ou o que é o seu Samuel? Que você tanto pediu a Deus e atraves de um voto Ele te deu. Onde está o Samuel de sua vida? Será que ele foi entregue a Deus? Ou você decidiu esconde-lo?

Na Fé... Sempre!


2 comentários:

  1. Muito forte esta mensagem, temos que seguir bons exemplos como esse. gostei muito do seu blog, já sou sua seguidora e convido você a me seguir também. visite meu blog. beijinhos.
    http://janaynagomes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tá ligado!
    Muito forte!

    Tenha uma semana abençoada e se quiser me visitar,fique a vontade e se quiser me seguir,sinta-se em casa! ;D

    Que Deus abençoe!
    Na Fé!

    www.ojardimdorei.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui o seu comentário. Obrigado e volte sempre.